quinta-feira, 2 de outubro de 2008

funcionamento e vantagens e desventagens das usinas Hidrelétrica e Termoelétrica

hidro-eletricas

As Usinas Hidro-Elétricas são coistituídas de 2 partes. Uma onde fica o gerador e que é encarregado de produção da energia elétrica. Outra onde fica a turbina e que é movida pela água.
O custo de produção do kilowatt é o menor do que todas as outras formas de produção de energia elétrica. A razão é muito simples: a matéria prima é a água que cai de graça do céu.

Outra grande vantagem, além do custo, é que não existe nenhum tipo de poluição. O cenário mundial, o Brasil ocupa uma posição privilegiada: É o único país do mundo que domina a tecnologia de produção de energia hidro-elétrica e reuni condições geo-climáticas para a instalação de Usinas Hidráulicas. Talvez seja essa a razão de tantas iniciativas oriundas dos países desenvolvidos contra a construção de usinas hidráulicas no Brasil.

De toda energia elétrica produzida na Brasil, quase 97% é produzida em usinas hidráulicas. De todas as formas de produção de energia, a energia hidro-elétrica é a mais limpa, não polui o ar e é ecológicamente correta.

De todas as formas de produção de energia EM GRANDE ESCALA, a hidro-elétrica é a única totalmente renovável e que não produz nenhuma poluição atmosférica
Chamam-se Hidro-Elétricas por que são constituídas de 2 partes, uma hidráulica onde se armazena água para os períodos de estiagem (períodos sem chuva) e outra elétrica onde se produz a eletricidade.

vantagens: não poluir o meio ambiente e tem um custo operacional mais baixo do que as outras fontes de energia

desvantagens:
hidrelétricas exigem a construção de um lago artificial, com impactos ambientais e sociais significativos, no Brasil temos por exemplo o movimento dos atingidos por barragens, que perderam seus lares devido à construção de hidrelétricas


termo-eletrica
As Usinas Termo-Elétricas mais conhecidas como Usinas Térmicas são as preferidas no mundo todo, pela sua versatilidade. São de construção simples e rápida, podem ser instaladas junto aos centros de consumo e dispensam Linhas de Transmissão de longo percurso.
Nos países de primeiro mundo, cerca de 70% da energia elétrica é produzida em usinas desse tipo.
1 - A Energia Elétrica é produzida por um Gerador.
2 - O Gerador possui um eixo que é movido por uma Turbina.
3 - A Turbina é movida por um Jato de Vapor sob forte pressão. Depois do uso, o vapor é jogado fora na atmosfera.
4 - O Vapor é produzido por um Caldeira.
5 - A Caldeira é Aquecida com a queima de óleo combustível. A queima do óleo vai poluir o meio ambiente.


vantagens :
A principal vantagem é poderem ser construídas onde são mais necessárias, economizando assim o custo das linhas de transmissão. E essas usinas podem ser encontradas na Europa e em alguns estados do Brasil.
O gás natural pode ser usado como matéria-prima para gerar calor, eletricidade e força motriz, nas indústrias siderúrgica, química, petroquímica e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão


desvantagens :o alto preço do combustível é um fato desfavorável. Dependendo do combustível, os impactos ambientais, como poluição do ar, aquecimento das águas, o impacto da construção de estradas para levar o combustível até a usina, etc.
desvantagens:

marcelo siqueira sapienza 8lk n22

3 comentários:

Unknown disse...

COMO É AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE ECONÔMICAS,AMBIENTAIS E TECNOLOGIAS DAS HIDRELÉTRICAS???

desabafos de uma menina disse...

mt bom o post. me ajudou mt no trabalho de geografia!!

Aliny Gamma disse...

isso me ajudou muito em minha pesquisa.foram respostas muito convenientes.parabéns!!!




ass:Aline Gama