quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Usina Hidrelétrica

Energia hidrelétrica é toda forma de energia gerada através da água. A energia primária da água é a energia potencial gravitacional, que antes de se tornar energia elétrica, deve ser convertida em energia cinética de rotação. No Brasil, devido a grande quantidade de rios, a utilização das hidrelétricas como forma de geração de energia é responsável pela maior parte da energia consumida no Brasil. O Brasil possui juntamente com o Paraguai, a maior usina hidrelétrica do mundo, a usina de Itaipu.
Entre as causas do “apagão”, podemos citar a falta de chuvas, de planejamento e de investimentos em geração e distribuição de energia no Brasil.

A privatização das empresas de energia elétrica ocorreu a partir de julho de 1995, com uma urgência do governo, em obter dinheiro. Porém, a geração de energia elétrica continuou nas mãos do Estado, através da Eletrobrás. A participação da iniciativa privada no setor elétrico é permitida, porém resultou em fracos investimentos e pouco interesse, por causa da precária regulamentação legal e, por outro lado, pelo desinteresse da iniciativa privada em fazer investimentos em longo prazo e que oferecem lucros medianos.


Rodrigo Sartori de Albuquerque

Nenhum comentário: